Como pedir um AUMENTO de SALÁRIO para o seu chefe sem gerar constrangimento. - Palestrante Motivacional Rio de Janeiro , São Paulo
19825
post-template-default,single,single-post,postid-19825,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,boxed,vertical_menu_enabled,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
como falar em público curso de oratoria

Como pedir um AUMENTO de SALÁRIO para o seu chefe sem gerar constrangimento.

Neste artigo eu vou te mostrar como você pode se preparar para pedir um aumento ao seu chefe sem criar nenhum tipo de constrangimento entre você e ele. E claro sem que fique aquele clima estranho na empresa.

Eu to escrevendo esse artigo, porque recentemente ao terminar uma das minha Palestras sobre Comportamento e Resultado em uma Multinacional, um colaborador me procurou de forma discreta, e disse que tem sido um funcionário mais que exemplar nos últimos 3 anos desde que entrou na empresa. Inclusive, assumiu funções de coordenação e outras responsabilidades e até então o aumento não veio.

Eu perguntei  se ele havia pedido o aumento. Ele disse que não, pois tinha medo de se expor e se prejudicar.

E ele acreditava que o chefe deveria reconhecê-lo
e dar o aumento de boa vontade.

Bom de certa forma, ele tem razão. Se todas as lideranças pudessem reconhecer seus funcionários e melhorar seus ganhos sem nenhum tipo de solicitação, viveríamos no melhor dos mundos profissionais. Infelizmente essa não é a realidade por uma série de questões.

Não existe maniqueísmo nessas horas. Ou seja, o seu chefe não é um super vilão e também não é o herói que vai tornar você um cara rico. Não tem jeito, a gente tem que planejar a forma, o dia e a abordagem. Mas sim, você deve ir lá e pedir.

Ele pode estar sem tempo, sem cabeça. Talvez ele não possa lhe aumentar o salário apesar de desejar muito melhorar sua condição. Em fim, você vai ter que descobrir. E para descobri se há possibilidade, só mesmo perguntando.

Naquela noite eu sai para jantar com gestores da empresa e na primeira oportunidade eu perguntei sobre os planos de carreira aumento salarial. Qual o momento a empresa estava vivendo. Aquele gestor citado pelo funcionário disse que haviam passado por “3 anos” muito difíceis e que ninguém havia sido promovido. Mas que o plano seria começar a reconhecer as pessoas que vestiram a camisa nesses últimos tempos.

Bom, eu não sei se aquele Gestor, vai lembrar do funcionário que deseja um aumento se ele não pedir. Mas coincidentemente esse seria o momento ideal para solicitar e argumentar. O conteúdo a seguir é praticamente um e-mail que eu enviei para aquele funcionário.

 

É claro que eu não falei nada sobre a minha conversa com o Gestor no jantar, mas eu o encorajei a tentar seguindo esse plano. Assim como acho que você deve fazer também.

A primeira coisa que eu te digo é : Todas as pessoas acreditam de algum modo que o seu trabalho vale vai do que se ganha. Isso é mito comum. Então antes de resolver pedir um aumento, pare e analise o seu mercado. Você realmente ganha abaixo da média. Pense na sua carga de trabalho. Ela é realmente uma carga e uma responsabilidade incompatível com o que você ganha hoje ?

Se você pensou: “é,  até que eu não to com tanto trabalho, mas mesmo assim adoraria um aumento”.

Então a 1ª dica é comece a assumir responsabilidades extras. Esteja disponível e faça isso ser visto pelo seu time de forma amigável.

Agora se a resposta for sim, você já tem uma carga extra, ótimo. Vamos começar o planejamento.

O diretor de operações da Robert Half , uma das maiores empresas americanas de consultoria de recursos humanos dá uma dica muito vaiosa sobre o assunto.

 

Nunca em hipótese alguma você deve procurar suas lideranças para falar de aumento salarial em tom de ameaça. “Ou aumenta ou eu to fora.”

 

Se esse é o sentimento que você tem hoje pela empresa, é melhor sair mesmo e ser feliz.

Faça as seguintes perguntas e responda em um papel.

  1. A empresa vive um bom momento ?
  2. Você é uma peça importante ?
  3. Recebe bons feedbacks?
  4. Se você tiver um aumento, o que a empresa ganha ?
  5. Você consegue dobrar aumentar a meta ?
  6. Você está disposto a assumir novas responsabilidades? Quais ?

Pronto, se você respondeu essas perguntas, você já tem os seus argumentos na risca para sentar amigavelmente com seu chefe e falar sobre o assunto. Agora, eu sei que você deve estar se perguntando:

Mas como eu falo, em que momento e de que forma ?

Bom vamos lá.

Primeiro, eu quero de dar mais 4 dicas do que nunca fazer para pedir um aumento.

  • DICA 1 – Nunca peça um aumento dizendo que você tem dividas ou que seus pais estão doentes ou coisas do tipo. Quando pedir o aumento, fale da sua carreira e do que você tem a oferecer à empresa.
  • DICA 2 – Se o seu chefe estiver com problemas, pouco tempo ou sem cabeça. Não queime o cartucho, ou ele poderá queimar o seu emprego.
  • DICA 3 – Não tenha pressa para uma resposta imediata. Seu chefe provavelmente tem o chefe dele. Tenha paciência
  • DICA 4 – Não faça expressão de desânimo ou de desmotivado se receber um não. Siga em frente e continue dando mais que o combinado. Pergunte a ele onde você pode melhorar para chegar em seu objetivo.Se após alguns meses, a possibilidade continuar nula, busque algo novo.

 

Agora veja as MELHORES FORMAS de abordar o seu chefe.

  • Se você tiver oportunidade ou existe o hábito de almoçar ou tomar um café com ele, esteja atento à alguma deixa. Não peça nada almoçando, nem no café, mas em conversas informais, é possível notar possibilidades.
  • Alguma pessoas da sua equipe, podem ajudar você. Esteja atento quem são as pessoas que podem influenciar positivamente esse momento e mostre a elas de forma natural o seu empenho nos últimos tempos.
  • Planeje sua abordagem para um dia em que as coisas na empresa estejam no prumo ou seja, fora de momentos de crise ou entregas de grandes resultados . Ainda assim, tente marcar um horário em que você sabe que é mais fácil ele atender você.
  • Empresas organizadas, com planejamento financeiro são mais fáceis de negociar. Após o meio do ano, agosto e setembro, são meses em que o financeiro começa a fazer o planejamento e receber as demandas dos setores. É um bom período para negociar.
  • Apesar de parecer constrangedor, pedir um aumento do jeito certo vai fortalecer sua imagem, mesmo que a empresa não lhe dê.
    Vai mostrar sua capacidade de comunicação e transparência com seus superiores.

Quando sentar de frente ao seu chefe, não diga que quer um aumento. Dica que você tem uma proposta. Ofereça mais trabalho. Diga que pode dar ainda mais à empresa no próximo ano.

O problema aqui é que muitas pessoas não sabem como se preparar como falar e argumentar. Só de estar com o chefe ou numa sala de reunião já começa a tremer suar e gaguejar.

Ai, é uma questão de conseguir falar com pessoas ou com grupos com autoconfiança e inteligência emocional.

Se você quiser aprender como aumentar sua AUTOCONFIANÇA e a falar seja com quem for, independente da hierarquia ou falar bem em reuniões palestras e treinamentos, aqui tem link com uma AULA GRATUITA .

https://cursos.paulovinnicius.com.br/ex-mais-parte-for-out-2

Um abraço,

Paulo Vinnicius