Como superar o medo de falar em público

FALAR EM PÚBLICO E O SEU EGO.

Você sabia que o seu medo de se expor seja presencialmente ou online tem mais relação com o seu EGO do que com as outras pessoas?

Vamos entender algumas coisas.

A exposição faz com que o seu instinto de sobrevivência entre em ação. Ver aqueles olhos observando você no público faz sua mente inconsciente achar que você será predado.

O instinto de alerta é o que faz você ter uma visão focada e não conseguir mais perceber o todo. Começa a suar, tremer e gaguejar.

Na sequência, você esquece o que iria falar, coloca sua atenção em tudo o que está saindo errado e pronto, lá se foi uma oportunidade e cá estamos numa sensação de frustração sem tamanho.

A primeira coisa é mostrar à sua mente que você não está em perigo. São apenas pessoas e essas pessoas não estão ali para prejudicá-lo, mesmo que você acredite que sim.

O segundo ponto e o que tem link com a primeira linha desse texto, é você entender que para tudo na vida a experiência e a segurança só acontecem com a prática.

Quando a gente quer parecer o que não somos, nossa mente não se deixa enganar com facilidade, então ela irá ligar o seu estado de alerta.

Agora, se você for verdadeiro com você mesmo e com as outras pessoas e se preparar da forma certa, está tudo bem se você não se sair como um profissional logo nas primeiras apresentações.

Ainda que você seja tímido(a), o que você tem de tão especial que o faz impossibilitado de se mostrar vulnerável em público? Resposta: O Seu EGO.

Não estou dizendo que você deve relaxar antes de se preparar. Estou dizendo que você deve se preparar, estudar e treinar muito antes de cada exposição importante, mas deve relaxar pois existem variáveis que você não controla em um ambiente com muitas pessoas.

Abraço e muito sucesso na sua próxima reunião.

Paulo Vinnicius

Treinamentos Corporativos: [email protected]ócios.com.br


Related Posts

Como falar bem em público e em reuniões.
FALAR COM SEGURANÇA COM APENAS 10 MINUTOS E SER CONSIDERADO AUTORIDADE.

Carta escrita por Paulo Vinnicius para você que deseja realmente perder o medo...

como uma mulher pode falar bem em público
VOCÊ SABIA QUE FALAR BEM EM PÚBLICO TEM CONSEQUÊNCIA POSITIVAS NA SUA VIDA PROFISSIONAL?

Sabe Aquela Promoção Que Você Espera No Trabalho ?  Você Acredita Que o...