Você Sabia Que Falar Bem Em Público Tem Consequências Positivas e decisivas na Sua Vida Profissional e Pessoal ?

Sabe Aquela Promoção Que Você Espera No Trabalho ? 

Você Acredita Que o Seu Gestor Pode Ter Dúvidas Sobre Sua Autoconfiança e a Sua Capacidade De Se Expressar Bem ?
 
O que você vai aprender aqui sobre falar em público.
DE ONDE VEM O MEDO ?
  • Sua crença Limitante.
  • Ter mais Autoconfiança.
  • O que pensar antes da Apresentação.
    Planejamento da Apresentação.
  • Falar mais alto com menos esforço.
A capacidade de fechar negócios, liderar pessoas e se relacionar de forma saudável está diretamente ligada com a forma na qual você se comunica. Muitas vezes, a dificuldade maior do profissional não está apenas em falar, mas em não tremer, suar e gaguejar.

Se isso acontece com você, sua questão é autoconfiança e pensamentos enfraquecedores. Nossos pensamentos criam emoções,que criam comportamentos fisiológicos e que, como consequência, geram nossos resultados.

Ou seja, para mudar o resultado atual, mude o comportamento. Para mudar o comportamento, mude a direção do seu pensamento.

Eu sei que falando assim, parece meio óbvio. A dificuldade está em fazê-lo em meio ao caos ou 10 minutos antes da sua apresentação ou aquela reunião importante.
E é isso que eu vou ensinar aqui nesse texto.

Também não adianta se tornar uma pessoa extremamente autoconfiante e não saber organizar sua apresentação. Então, eu também vou te mostrar uma forma de fazê-lo. E é claro vou ensinar uma técnica poderosa oriunda do teatro para projetar a sua voz sem fazer esforço.

Eu garanto que você vai aprender nesse texto algo que pode resolver seu problema de oratória e apresentações mesmo que você seja extremamente tímido.

Eu estive em mais de 100 empresas e palestrei para públicos de até 1.500 pessoas onde tive a oportunidade de experimentar diferentes situações e circunstâncias.

Eu falei para pessoas do operacional a diretores de grandes empresas, como Samsung, Petrobras, Oi , Light, Ambev, Mercedez Bens, e muitas outras.

Nos últimos 6 anos,tive oportunidade de compartilhar meu conhecimento como professor da Miami Ad School, a escola de comunicação mais premiada do mundo. 

SERÁ QUE VALE À PENA LER ?

Estou te contando isso justamente pois esse texto é longo e você pode estar se perguntando se vale a pena ler.

Bom, aqui abaixo tem alguns depoimentos de pessoas que me contrataram , ou foram meus alunos. Tem também depoimentos de pessoas que conhecem meu trabalho de longa data.

É importante que você entenda que isso aqui não se trata de auto-ajuda ou conteúdo de motivação. Se você não colocar em prática e não quiser sair da sua zona de conforto, pode parar de ler por aqui.

O que vem a seguir são ações e projeções comprovadas, que através da Programação Neurolinguística são capazes de alterar os seus estados. Por exemplo: De medo para autoconfiança.

Se você conhecer técnicas de oratória e organização de apresentações profissionais e ainda estiver totalmente seguro diante das pessoas, eu garanto que você será um sucesso.

Também quero que saiba que nada que está aqui eu inventei. Como eu disse, são técnicas e habilidades organizadas após anos de prática e estudo.

Minha intenção está em preparar um conteúdo que seja prático e aplicável com linguagem simples e objetiva de modo que qualquer pessoa possa colocar em prática, sem perder sua autenticidade e sua personalidade.

Dentre os nomes e referências que se seguem meus estudos estão personalidades como Amy Cuddy, Tony Robbins, Daniel Goleman, Shelley Carson e alguns outros autores.

Você já deve ter ouvido falar sobre a tão buscada inteligência emocional. De fato, é algo que vem chamando a atenção das pessoas de um modo geral.

Uma pesquisa recente mostrou que a inteligência racional do indivíduo é responsável por apenas 15% do sucesso profissional . O restante vem da sua inteligência emocional.

Entendendo o Cérebro
De fato, o que acontece é que você precisa entender o comportamento do seu cérebro e manipular o estado dele. Quando a gente precisa falar em público, ou participar de uma reunião,nosso cérebro entende que a gente está em situação de perigo. Então ele produz uma grande quantidade de adrenalina no seu corpo.

Você começa a respirar mais rápido, o que por sua vez oxigena mal o seu cérebro e envia grandes quantidade de sangue aos seus músculos. Então, o seu corpo começa a ter reações de ataque e defesa. É por isso que você começa a tremer suar e gaguejar. Mas existem algumas formas para você gerenciar essas situações. 

 
Já aconteceu alguma vez de você estar super tenso para alguma situação, mas depois que começou a falar ou participar, relaxou e seguiu em frente ?
 
Foi o seu cérebro que compreendeu que você não estava em perigo e parou de produzir reações compatíveis negativas. O que a gente faz é mudar o foco. Exige treino mas existem muitas formas de fazer isso. 
 
Um delas é mostrar à nossa mente que estamos preparados para aquela situação. Ensaiar, treinar e planejar ajuda muito.

O que eu quero te explicar é que, em vez de recuar, você pode manipular esse estado , fazer esse medo virar coragem e seguir em frente.  

1 – Ganhando Autoconfiança
Aqui eu vou te mostrar apenas uma, das dezenas de mentalizações possíveis para mudar suas crenças inconscientes com muita rapidez.
Uma das formas mais poderosas é uma técnica de Programação Neurolinguística. Ela chama-se “modelagem”.
 
Existem pesquisas que comprovam que se você agir como uma pessoa, respirar, se vestir , falar e se comportar, você é capaz de experimentar as mesmas sensações.

Ou seja, sabe aquela pessoa que você conhece que manda muito bem? Aquele cara, ou aquela mulher super autoconfiante.

Você precisa criar uma “persona”, ou seja, se imaginar sendo essa pessoa e pensar no modo como ela agiria na sua situação. Treine em casa sozinho e execute.
Como ela pensa, como ela anda, como ela se veste, como ela gesticula…

Em que posição fica seu ombro e seu nariz, como ela olha para as 
pessoas ?

Parece uma coisa boba, mas eu te garanto: se você fizer isso com alguma frequência, o resultado é muito rápido. É claro que você precisa ter cuidado para não perder a sua essência.

O que acontece aqui é que quando você impõe ao seu corpo reações de sucesso, de bem estar, segurança e alegria, o seu cérebro simplesmente recebe essa mensagem e começa a produzir reações químicas para o seu corpo condizentes com o comportamento de alguém de sucesso.

Tendo essas sensações é natural que você tenha ideias, ações e pensamentos semelhantes, ou seja, você se torna mais ativo, empreendedor, corajoso e confiante.

Essa técnica é muito difundida por Tony Robbins ,um dos maiores especialistas em comportamento humano do mundo. Para você ter uma idéia, o Tony já ajudou Bill Clinton, Princesa Diana, Madre Teresa e até Nelson Mandela. Então acredite, funciona.

2- Buscando Crença Limitante
Algumas pessoas se tornam inseguras por causas mais superficiais mas se você acredita que você tem praticamente um pânico de falar em público, é muito importante você procurar saber o que exatamente causa a sua falta de confiança . 

Provavelmente, pode ser algo que aconteceu na sua infância. 
Eu vou dar um exemplo pra você. 

Se quando você era uma criança e gostava de brincar, de cantar, ou ser apresentadora de tv, ou de falar ao microfone e todas as vezes que você chamava seu pai, sua mãe, seu irmão mais velho, pra eles assistirem ou participarem da brincadeira, eles diziam coisas como: 

“- Para com essa bobeira que mamãe está cozinhando. “

ou então: – “Não posso olhar filho, o Pai está vendo o repórter. “

Ou Então seu irmão com aquele simples: – “não enche o saco moleque. “

O que acontece aqui é que, inconscientemente você começa a achar que falar , cantar e apresentar para outras pessoas não é uma coisa bacana, afinal de contas ninguém que você conhece quer ver você fazendo isso. 

Será que você não era um menino bacana ou uma menina interessante ? 

Então você muda a brincadeira e esquece daquilo. Mas aquilo sai da sua mente consciente e permanece no seu subconsciente. 

Quer um outro exemplo ? Vamos inverter a situação. Imagine que o seu filho de 6 anos, pegue uma cadeira, levante e e diga: 

“Olha mãe(pai) , olha o que eu consigo fazer!

Imediatamente você diz a ele: 

-” larga isso garoto, você vai quebrar a casa toda e vai ficar de castigo. “

Você, ao invés de encoraja-lo a fazer a atividade com segurança, simplesmente mandou ele parar pois o desafio era muito grande e o risco não valeria a pena , e você iria colocar ele de castigo se continuasse.

Você entende o que ta acontecendo aqui ? 

Essa criança cresce e começa a achar que desafio é algo perigoso, que arriscar algo grande nunca vai dar certo. Que não tem capacidade para entrar numa sala e falar para 300 pessoas pois o risco é muito grande. 

Não é para gente desligar a video e sair por ai culpando nossos pais, porque eles não sabiam disso, mas agora você sabe. 

Então procure na sua cabeça, tente entender o motivo real de onde vem esse medo, e mude totalmente o significado do que aconteceu com você . Você precisa pensar e focar nas recompensas. Do que você ganha, e de quem você se torna. 

O risco e o medo passam. A recompensa fica pra sempre. 
 
3 Montar Apresentação 
As pessoas em geral, são visuais, auditivas ou cinestésicas. Quanto mais recursos você utilizar na sua apresentação, claro que sem exagerar demais, maior vai ser a sua chance de impactar um maior numero de pessoas.

É por isso que eu procuro usar imagens nos meus slides.  

99% de imagens, eu evito ao máximo inserir texto. 
 
Com uma boa imagem fica muito mais fácil o seu público visualizar a sua narrativa. Além disso, se você for um iniciante, te ajuda a não se perder no seu conteúdo. 
 
Eu sei que você pode estar se perguntando: mas como é que eu vou lembrar do conteúdo se eu vou falar por mais de 1 hora naquela reunião ?
Bom, é aqui que eu divido a minha técnica com você.

Você tem que dividir o seu tempo numa quantidade de slides que você necessite usar.

Eu vou te dar um exemplo de como eu gosto de fazer, mas você pode usar quantos slides você quiser. Eu gosto de usar menos slides e falar mais em cada um deles, mas isso me obriga a ensaiar mais os tópicos. Você vai entender já.

Você pega o seu tempo e divide por uma quantidade de slides especifica. Exemplo: Numa Palestra de 60 minutos, você pode dividir o seu tempo em 12 slides onde você vai falar por uma média de 5 minutos em cada um. Parece pouco mas é bastante tempo.

Não coloque texto nos seus slides. Nada é mais amador do que aqueles parágrafos enormes . Nunca , eu disse nunca, leia seus slides. Isso é muito feio , demonstra que você não sabe o que você colocou ali.


Se você realmente sentir necessidade de colocar textos lá, não leia eles em publico. Explique com as suas palavras o que aquele texto significa, o que tem ali, e depois, se for o caso, você diz que irá disponibilizar o material para eles lerem com calma em casa.

Tem alguns casos que até cabe usar um texto. Uma apresentação pra advogados, por exemplo, se você precisar colocar um artigo de uma legislação especifica para explicar o uso de um termo. Aí tudo bem, você pode ler junto com a plateia, mas só se for algo muito rápido.

“Mas Paulo, se eu não posso colocar os textos, meus conteúdos, como eu faço ? O que que eu coloco lá? ”

Bom, eu só coloco imagem. Fotos, desenhos, ilustrações. Hoje em dia é muito fácil conseguir boas imagens para se usar nas suas apresentações. 

Agora que você já sabe que tem 5 minutos por slide, escreva o texto que você pretende falar em cada slide. 

“Mas eu tenho que escrever toda a apresentação ?”
Se for a primeira vez sim. Porque você precisa calcular o tempo de material. E, sem escrever, no improviso, fica muito mais complicado de mensurar. Depois de algum tempo, você tendo muita pratica, é possível não escrever tudo, mas comece escrevendo.

Depois que você escreveu o material que vai falar em cada slide, comece a ensaiar como se tivesse que decorar cada paragrafo. Não tenha ansiedade de decorar tudo de uma vez. Se tranque no seu quarto com seu computador e estude aquilo.

Pega o primeiro slide, o primeiro texto que você escreveu e treina ele.

Depois que você estiver seguro sobre esse slide e só de olhar o primeiro paragrafo você já está lembrando do que tem que falar, troca ele por um tópico, ou uma frase curta no seu slide. Algo que só de ler, rapidamente, você já lembra do que tem que falar.

Na sequencia faz isso com o slide 2, o slide 3 e assim até o slide 12.

Pronto , teoricamente, você já tem o conteúdo da sua apresentação . Você olha uma palavra no seu slide e já consegue falar sobre aquele tema.

Agora, para ficar ainda melhor você vai substituir seus tópicos ou suas palavras, por imagens que façam você lembrar desses tópicos.

Você está entendendo o que está acontecendo com a sua apresentação?

Você já consegue se imaginar fazendo uma apresentação super segura, sem textos e com o conteúdo todo alinhado?

 
Depois será sim necessário ensaiar. Treinar o seu conteúdo é uma das formas controláveis de minimizar o nervosismo. Quanto menos experiência você tiver, mais dominado o conteúdo deve estar. Conheça seus slides do início ao fim, fala por fala. 
 
4 – Falando Alto com menos esforço. 
Bom, uma das formas mais eficazes de preparação para facilitar sua fala sair de dentro de você com firmeza e se propagar por um espaço com menos esforço começa à partir da consciência corporal. 
 
Imagine que sua voz é uma bola de energia que vem de dentro do seu estômago. Pense também em um ponto à sua frente, à 5 metros de distância, centralizado porém 3 metros acima de você, lá na frente. 
 
Essa bola de energia ( sua voz ) precisa sair e chegar la nesse ponto. Mire nesse ponto! Sua voz precisa chegar lá. 
Quando você fala com essa energia, sua voz chega lá no alto e se propaga pelo ambiente. É incrível ver o resultado disso com meus alunos. 
 
Olha, eu tenho uma coisa para te falar. Quando a gente não tem o resultado que a gente espera em algo, é simplesmente porque a gente não sabe algo sobre aquilo, sobre como fazer corretamente.
Uma pesquisa feito pelo jornal britânico Sunday Times indica que o medo de falar em público” é o maior medo de 41% das pessoas no mundo.”

E isso não significa as outras 59% não tenham medo ou saibam falar de forma adequada. Na realidade, se expressar com segurança e de forma adequada é uma necessidade mundial e que, apesar de muita gente não perceber, não se sair bem em ocasiões sociais, palestras e reuniões, prejudica muito sua vida profissional e até sua segurança nos seus relacionamentos pessoais. 

 
Esse texto já está muito longo e dou meus parabéns se você chegou até aqui. Mas se você quer realmente resolver essa questão na sua vida, ou melhorar sua capacidade de liderar, negociar e falar em público eu tenho uma notícia boa.

Eu compilei, todas as minhas vivências dos últimos 10 anos, somados aos meus estudos. Montei um conteúdo em aulas em vídeo online para você assistir quantas vezes quiser. São mais de 30 aulas divididas em três módulos. ( Autoconfiança, Técnicas de Apresentações e Oratória ).
 
Eu te convido a conhecer essa possibilidade e resolver de uma vez por todas essa questão na sua vida pessoal e profissional.
Eu sei que os cursos de oratória presenciais de qualidade são em torno de R$1.800 reais. No entanto, eu te garanto, você não vai pagar nem perto disso e vai aprender muito mais aqui. Poderá assistir e treinar os exercícios quantas vezes quiser e não precisará desembolsar tanto para investir no seu desenvolvimento pessoal.
Eu faço um trato com você. Se o que tem no curso não for suficiente para tornar você um Palestrante, um orador, professor, coach ou um executivo drasticamente mais confiante e muito mais preparado para falar, vender e palestrar eu devolvo o seu dinheiro.

Quer saber mais ?
Clica no botão e eu te encontro em breve.

Quero Conhecer


Related Posts

5 Comments

  • Jeffrey
    at  -  Reply

    Etiam sapien sem magna at vitae pulvinar congue augue egestas pretium neque id viverra suscipit egestas magna porta ratione, mollis risus lectus porta rutrum arcu aenean primis in augue luctus neque purus ipsum neque dolor primis libero tempus, tempor posuere ligula varius impedit enim tempor sapien

    • pergo
      at  -  Reply

      Etiam sapien sem magna at vitae pulvinar congue augue egestas pretium neque id viverra suscipit egestas magna porta ratione, mollis risus lectus porta

    • pergo
      at  -  Reply

      At sagittis congue augue egestas egestas magna ipsum vitae purus ipsum primis in cubilia laoreet augue egestas luctus donec diam ociis ultrice ligula magna suscipit lectus gestas

  • Jeffrey
    at  -  Reply

    Porta ratione, mollis risus lectus porta rutrum arcu aenean primis in augue luctus neque purus ipsum neque dolor primis libero tempus, tempor posuere ligula varius impedit enim tempor sapienEtiam sapien sem magna at vitae pulvinar congue augue egestas

  • pergo
    at  -  Reply

    Etiam sapien sem magna at vitae pulvinar congue augue egestas pretium neque id viverra suscipit egestas magna porta ratione, mollis risus lectus porta rutrum arcu aenean primis in augue auctor integer congue magna at pretium purus pretium ligula risus

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add Comment *

Name *

Email *

Website *