Ética e Comédia. - Comediante e Palestrante Motivacional Rio de Janeiro , São Paulo
palestrante-motivacional-são-paulo-ENGRAÇADO
palestrante-motivacional-são-paulo-ENGRAÇADO
3088
single,single-post,postid-3088,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Ética e Comédia.

palestrante-motivacional-são-paulo-ENGRAÇADO

Ética e Comédia.

É comum ver pessoas inteligentes fazendo confusão entre ética e moral. É comum ver pessoas burras também;  no entanto a diferença é básica. A moral no âmbito explicativo define o certo do errado, o justo do injusto, o bem do mal e traça uma linha, separando as direções escolhidas por um cidadão em sua sociedade.  Agora veja a Ética.

Sócrates, Platão e Aristóteles, definiram ética, como um tipo de educação do caráter humano visando conter os instintos do homem e orientando-o para ser bom.  É como os mandamentos de Deus, mas criados pelo homem.  Os conceitos básicos da ética são :

Respeito à dignidade humana;  Respeito à vida;  Justiça;

—–

Bonito?!  Também acho. Na comédia hoje, vivemos a doença do “politicamente correto”. Comediantes chegam a ser processados por que contaram uma piada. Algumas pessoas não compreendem que uma piada não condiz necessariamente com o pensamento ou comportamento do humorista. A piada é uma visão cômica da tragédia.  É possível rir de algo e mesmo assim estar sensibilizado; Aposto que você já esteve tão desesperado em alguma situação que riu do próprio desespero. “ Rir para não chorar” .

Estudos e pesquisas indicam que pensamentos divertidos em meio a uma situação difícil, sugere humor positivo e você é capaz de enganar seu cérebro permitindo que sua mente não se ocupe por inteira com a situação problema, o que possibilita menos sofrimento, mantém sua criatividade em ordem e ajuda a encontrar caminhos e soluções com mais eficiência.

No Brasil, com o desenvolvimento do stand up comedy, onde o comediante se apresenta de cara limpa, mesmo pessoas com bom nível de educação não estão conseguindo diferenciar se estão sendo ofendidas ou apenas se sentindo ofendidas, pois sim, existe uma diferença. Sabe quantas expressões “politicamente incorretas”  o Renato Aragão dizia em rede nacional em um único programa ? Sabe quantos processos ele teve? Nenhum.

As pessoas estão tendo acesso à alguma informação e a busca por educação está em crescimento, por isso há uma crise na educação pública, claro que há também muito desvio de verbas, mas esse é outro papo,  e essa gente começa a fazer uma cobrança sem muita inteligência ,querendo dizer: – “olha como eu sou o certinho nessa sociedade.” Em vez de usar esse conhecimento de forma realmente útil.

Quando alguém se incomoda com uma piada e chega a pensar que esta mesma, partiu de uma atitude antiética, na realidade esse alguém está definindo este humorista como alguém sem moral , classificando-o como um profissional que trabalha com o “lado escuro da força”. Pense como quiser, talvez seja, mas o que ocorre é que qualquer julgamento sem bom senso ou que parta da sua única e exclusiva opinião, não faz alguém bom ou mau. É preciso uma maioria em pensamento comum numa sociedade para assim classificá-lo. E mesmo assim as chances de erro são consideráveis se analisarmos julgamentos feitos ao longo da história do planeta.  A situação é: Comediantes hoje são como bruxas antigamente.  Com a queda da bastilha durante a revolução francesa de 1789 e a entrada da Revolução Industrial, há um desenvolvimento cientifico muito grande e a verdade da Igreja perde força para a verdade da ciência.

O que é certo agora, pode não ser amanhã ou daqui uns anos. Depende da época e da interpretação.

Voltando na Ética, há também as questões profissionais e os relacionamentos dentro e fora das corporações. Segundo a Wikipedia: “A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. Para Moreira, a ética empresarial é “o comportamento da empresa.”

Ou seja, não adianta você dizer que na sua empresa há ética se não existe um código de comportamento pré-estabelecido, combinado, escrito e assinado pela presidência. Acredite a ética é relativa. Em uma empresa, presentear um colega de trabalho ou a secretária do seu melhor cliente pode não ser nada demais, um comportamento comum voltado ao bom relacionamento, mas se há um código de ética que define como antiético para esta empresa dar ou receber presentes entre colaboradores e terceiros fora de datas comemorativa como natal e aniversário, você estará sendo antiético e seu presenteado também. Bom aqui estou aceitando presentes ok? Podem mandar que aqui ta valendo, mas foi só um exemplo.

Em Marte, tudo é diferente, mas aqui, entre pessoas humanas, é comum que às vezes ocorra uma má interpretação, por isso transparecer os sentimentos é importante antes de Pré-julgar alguém. Ser empático e procurar entender pontos de vista são atitudes grandiosas para uma vida feliz e saudável.

Há muita coisa para conversar sobre esse assunto. Interessou-se? Indignou-se? Gostou? Comente ai, que eu respondo e agente vai trocando idéias. Beijo do magro

No Comments

Post A Comment