Como organizar / fazer uma SIPAT - Comediante Stand up , Palestrante, Mestre de Cerimônias
como organizar uma sipat - palestrante motivacional segurança
como organizar uma sipat - palestrante
7068
single,single-post,postid-7068,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Como organizar SIPAT / Como fazer uma SIPAT na empresa que eu trabalho.

Técnico-de-Segurança-do-Trabalho

Como organizar SIPAT / Como fazer uma SIPAT na empresa que eu trabalho.

Todos os anos, sou convidado para Palestrar em dezenas de eventos de Segurança por todo o País e já tive oportunidade de perceber grandes eventos e também notar alguns que mesmo com alto poder financeiro investido, não conseguiram impactar de forma especial seus colaboradores. Como publicitário organizei muitos eventos e shows antes de me dedicar ao Humor e às Palestras então apenas para compartilhar experiência, ao longo desse texto há algumas dicas, e questões mais frequentes sobre o tema. Espero que ajude de alguma forma.

O que é Organizar uma SIPAT ?

De forma objetiva é organizar um evento como qualquer outro. Produção de eventos, feiras, exposições, atrações e artistas não são o oba oba que a maioria das pessoas pensam, e geralmente, quando falamos de uma boa SIPAT, estamos falando de todas essas possibilidades juntas.

Organizar uma SIPAT demanda tempo e dedicação da equipe e seu sucesso está nos detalhes da execução de um planejamento claro e objetivo. Antes de iniciar com seu grupo a escolha das atrações, sentem se e conversem sobre a proposta a ser enviada á Direção ou ao Financeiro ou q quem tenha o poder final na aprovação da verba.

Por onde começo ?

Primeiramente, definimos nossa equipe e nosso Coordenador. Escolha sempre pessoas queridas pelo grande grupo, habilidosas com relacionamento e fáceis de lidar. Os influenciadores positivos, os realmente preocupados com o sucesso de todos. Profissionais competentes e eficientes tem mais potencial. Pense em pessoas que sejam Lideres por si só, pelo jeito de ser, e você certamente estará criando um grupo forte para o trabalho.  Distribua funções de acordo as habilidade de cada um e tente equilibrar a quantidade de trabalho entre todos para evitar problemas e desentendimentos. 

Depois, comece pelos componentes de um Processo Profissional.

Os componentes abaixo, servem para ajuda lo a se organizar mentalmente separando sua produção em bloco e assim facilitando todo o processo de preparação da sua SIPAT.

Concepção e Briefing ” – É a fase de reconhecimento das necessidades do evento, onde se elabora alternativas para surpri-las, identifica os objetivos, coleta as informações necessárias para a execução do evento, estabelecem diretrizes e lista os resultados desejados.

Pré Evento – É a fase essencial do evento, onde haverá a definição do projeto e o planejamento de todas as atividades, bem como o detalhamento de receitas e despesas esperadas, com a decisão de que tipo de fornecedores e profissionais deverão ser contratados. Também são equacionados os controles administrativos e financeiros. Tudo isso girará em função dos objetivos gerais e específicos da sua SIPAT

Trans-evento – Se a fase do pré-evento for bem feita, provavelmente você não terá problemas no evento e certamente sua SIPAT será um sucesso. Isso porque haverá toda uma estrutura e uma base para assegurar que tudo se realize sob controle. Nessa fase há toda a montagem do evento nos locais escolhidos e o preparo e execução do atendimento ao público alvo de sua SIPAT , juntamente com a execução dos seus fornecedores e contratados.

Pós-Evento – Aqui ocorre a desmontagem da estrutura, acertos financeiros e pagamentos dos fornecedores. Hora de mensurar os resultados e apresentar à sua direção, colher depoimentos dos participantes é uma boa alternativa para argumentar e demonstrar o resultado positivo.

Um evento de sucesso, geralmente possui um tema relevante, uma função e um objetivo. Certo, “o tema será segurança”… Sim, mas precisamos de algo mais, precisamos de algo que possa de alguma forma despertar o interesse do nosso público ainda que seja obrigatória sua participação, o que você prefere? Pessoas satisfeitas e felizes por estarem ali, ou pessoas desgostosas por estarem ali ? A escolha é sempre nossa.

É claro que numa Sipat, há os temas principais de cada empresa, mas tente pensar em algo novo todos os anos. Algo que possa fazer o evento ser diferente. Se quiser encontrar um bom tema para sua SIPAT, comece pensando:

>> O que você quer transmitir aos seus colaboradores ?

>> O que público deve sentir ao participar do evento ?

Algumas empresas, trabalham focados em sua demanda principal, outras provovem uma pesquisa de opinião com colaboradores e algumas fazer enquetes e até concursos para a escolha de temas.

É preciso ter muito dinheiro para fazer uma boa SIPAT ?

De forma alguma, pois com criatividade e vontade de fazer algo bacana, uma equipe é capaz de coisas incríveis ainda que a verba disponibilizada seja curta. Naturalmente se você possui em mãos uma verba mais gordinha, tem também a facilidade de contratar profissionais mais qualificados, produzir e comprar prêmios melhores, contratar atrações e talvez realizar uma festa com um certo conforto. Mas se essa verba não for empregada com criatividade e foco no seu objetivo, estará jogando dinheiro fora.

Ainda que a Direção da Empresa não disponibilize a verba dos sonhos, é possível trabalhar, mas é necessário ter o apoio deles mesmo quando há pouca grana. Organize os custos em uma planilha detalhada e apresente às suas lideranças. É impressionável que o investimento seja razoável com a situação financeira e o clima organizacional dos colaboradores. Se você exagerar, ou viajar na maionese, poderá não ter outra chance tão cedo de alavancar a coincidência dos funcionários.

Após definir o que é possível com a verba destinada, é possível pensar em alternativas para que o dinheiro seja suficiente para tornar o evento o mais rico possível.

Dica* : Procure saber quem são os parceiros de sua empresas, pois muitos deles estão dispostos a patrocinar o evento.

E se não tiver muito dinheiro e nenhum patrocinador, como planejar a SIPAT sem o dinheiro ?

Para começar, use o que vocês. use sua criatividade!

1 – Quando falamos em divulgação com cartazes e banners , naturalmente o ideal é confeccionar estes produtos de forma profissional em Gráficas ou Bureaus Digitais, mas se não há tal possibilidade, aposto que em sua empresa existem algumas dezenas de impressoras. Use as !Procure imagens free na internet , principalmente em banco de imagens e faça você mesmo os cartazes.

2 – Existem dezenas de brindes que podem ser feitos pelos próprios colaboradores, balões costuma ser muito barato,
post-its para divulgação, tela do desktop é graça então converse com sua TI. Envio de Emails e canais do tipo.

3- Atrações – Todas as empresas possuem colaboradores afinados com a arte do cantar e do atuar. Qualquer empresa possui seus artistas anônimos. Proponha aos cantores que preparem números musicais, paródias. Convide os românticos para criarem poemas divertidos. Pense numa batalha de rap com tema SST. Os funcionários atores, podem desenvolver esquetes engaçadas sobre os temas se segurança na empresa. Certa vez, vi um grupo de pagode de colaboradores, cantarem sambas parodiados com temas de segurança, onde o público cantava junto e completava partes da música como num desafio.

4 – Faça uma sessão de cinema, promova um turismo dentro da empresa ou crie concursos para engajar colaboradores.

Ideias para divulgação da Sua SIPAT.

Desktop dos Computadores;
Brindes de Mesa (Lápis, Borrachas, Porta-Lápis, MousePad, post-its, adesivos personalizados, bilhetes, balões, flores nas cores da SIPAT )
Banner;
Email Marketing Interno;
Adesivar Paredes e Elevadores;
Cartazes em Elevadores;
Bottons e Pins;
Porta Cracha Retrátil;

Qual o melhor local da Empresa ?

Algumas empresas definem uma parte específica para a realização das apresentações mas onde pude perceber uma resultado mais eficiente, foram empresas que transformaram a Semana de Segurança em uma campanha. De forma que o colaborador possa perceber o evento, na entrada, na saída, no refeitório, nos elevadores, nas ruas ( empresas onde há ruas ) em fim em todos os lugares possíveis.

Escolher um local para as atrações principais como um auditório ou salas vazias é sempre uma boa escolha. As melhores Sipat que já atuei, transformaram os locais num espaço de “cultura da segurança” com exposição de equipamentos num local, palestras em outro local, exposições de artes dos colaboradores, massagem, folhetos, informativos sobre sexualidade e disponibilização de preservativos, sala de brindes, sala de história e outras. transforme sua sipat num evento onde os colaboradores tenham curiosidade de visitar o local.

Quais profissionais Contratar ?

Certamente as Palestras técnicas e específicas de cada empresa devem acontecer pois as mesmas precisam servir como um verdadeiro treinamento aos colaboradores. Mas tente encontrar profissionais que sejam mais “descolados”, com boa fala, que consiga ser um pouco descontraído em suas apresentações pois geralmente os temas técnicos são vistos todos os anos e por mais o colaborador cometa falhas na execução, na teoria, ele já sabe sobre o assunto.

Procure profissionais que tenham boas histórias para contar, pessoas que possam despertar o interesse nos colaboradores acabam facilitando seu trabalho na produção e na divulgação pois a vontade de presenciar as atrações e Palestras acabam se viralizando pela empresa.

Se sua empresa disponibilizar uma verba bacana, procure um Palestrante Motivacional , um Mágico Especializado em Corporativos, Praticantes de Esportes, ou Pilotos de Avião com habilidade nesse tipo de trabalho. Tente contratar uma Atração Leve e divertida para abrir o evento e convida a todos para aquela semana especial. E feche o evento com um show ou uma festa. Geralmente sou contratado para iniciar a Semana ou fecha la, justamente por que meu trabalho se caracteriza por ser uma Palestra Show de Stand up Comedy ou seja. Há um impacto positivo que fica com as pessoas ao sorrirem e se divertirem no primeiro dia o que abre seus corações para o que está por vir, ou fecha a semana com chave de ouro deixando em suas memorias as informações recém-vistas de forma sutil e muito engraçada.

Independente de quem você convide ou do perfil dos colaboradores, procure por profissionais que tenham experiência
neste tipo de trabalho de forma que possa agregar valor ao seu evento e conseguir nos participantes o engajamento necessário.

—-

O que é a SIPAT ? Semana Interna de Prevenção a Acidentes de trabalho tem como objetivo difundir a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, unindo empregador e colaboradores no sentido de diminuir riscos e eliminar acidentes. Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável é obrigação do empregador. Ele deve investir na prevenção de doenças e acidentes, identificar os riscos, informar os trabalhadores e seguir as normas regulamentadoras – NRs.

Sobre Paulo Vinnicius:

Paulo Vinnicius é comediante, formado em publicidade e pós-graduado por um MBA em Gestão de Marketing na UFRJ. É professor da Miami Ad School / ESPM . Atuou com comunicação empresarial , comunicação interna Marketing e eventos. Se apresenta em eventos e teatros. Já se apresentou por diversos Estados do país. Foi destaque em matérias dos principais Jornais do Rio como “O Globo”, “O Extra”, “O Fluminense”, “O São Gonçalo” dentre outros.

No Comments

Post A Comment